Tipos de Fundações: Sapata Isolada

Será que você sabe tudo sobre o tipo de fundações sapata isolada? Caso sua resposta seja não, sem problemas, pois nesse artigo falaremos tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

O que é a sapata isolada?

Sapata isolada é um tipo de fundação para moderar os efeitos dos terremotos nos edifícios. Os dispositivos isoladores (elásticos ou deslizantes) são instalados entre a base e a superestrutura do edifício.

O uso da sapata isolada como proteção sísmica para edifícios, pontes e instalações industriais continua a crescer, mas o fez de forma mais robusta internacionalmente do que no mundo.

A Sapata Isolada é uma das ferramentas mais poderosas da engenharia pertencentes às tecnologias de controle de vibração estrutural passiva.

Ela destina-se a habilitar uma estrutura de construção ou não-construção para sobreviver a um impacto sísmico potencialmente devastador através de um projeto inicial apropriado ou modificações subsequentes.

Em alguns casos, a aplicação do isolamento pode aumentar consideravelmente a performance sísmica de uma estrutura e sua sustentabilidade sísmica.

Ela também é usada em uma escala menor, às vezes até um único quarto em um prédio.

Os sistemas isolados de piso alto são usados ​​para proteger equipamentos essenciais contra terremotos. A técnica foi incorporada para proteger estátuas e outras obras de artes.

A forma da sapata isolada é quadrada ou retangular e é usada quando as cargas da estrutura são transportadas pelas colunas. O tamanho é calculado com base na carga na coluna e na capacidade de suporte seguro do solo.

O suporte isolado retangular é selecionado quando a base experimenta momentos devido à excentricidade das cargas ou devido a forças horizontais.

Edifício regular e base-isolado

Existem 3 fatores fundamentais em qualquer sistema pragmático de isolamento sísmico. Eles são:

Um estiramento que incluem para que o tempo de tremor de todo o sistema seja prolongado adequadamente para diminuir a reação de força

Um dissipador úmido ou de energia para os desvios proporcionais entre o edifício e o solo pode ser verificado para um nível de design virtual

Uma maneira de permitir a firmeza sob pequenos níveis de carga (de serviço), como o vento e terremotos insignificantes

Princípio de trabalho

Devido a um terremoto, o chão abaixo de cada edifício começa a se mover.

Cada edifício responde com movimentos que encostam neles. Os edifícios balançam na direção inversa para o movimento do solo devido à inatividade.

Os efeitos da inércia que atua no prédio são os mais críticos de todas as forças que ocorrem no momento de um terremoto.

O edifício não isolado também altera sua forma de um quadradinho para um quadrilátero causando deformação para o prédio.

O dano mais importante que um terremoto traz para os edifícios é o giro que o mesmo sofre devido às forças inerciais que atuam no prédio.

Reação de edifícios com sapata isolada

O edifício com sapata isolada conserva sua principal forma ortogonal e se afasta do sentido de distorção ou danos.

A aceleração diminui à medida que o sistema de isolamento aumenta o período de terremoto dos edifícios, que é o tempo adquirido por um prédio para se afastar e retornar à sua posição original.

Como a sapata isolada funciona?

Duas plataformas horizontais podem mudar liberalmente uma contra a outra em uma única direção retangular.

Estes são criados por baixo subsistente ou novos edifícios.

Ao ajustar as características dinâmicas do sistema de isolamento, seu movimento no momento de uma ocorrência sísmica invalida o movimento aparente da estrutura de suporte.

Exemplos de construções

A seguir veremos 5 tipos de construções em que se é usada a Sapata Isolada.

Construção típica da base e da haste

São escavados de 12 pés de largura e 18 polegadas de profundidade a 36 pés de largura e 48 polegadas de profundidade. As paredes do tronco diferem em altura de um local para outro, de acordo com o sistema de piso.

Em cima do pé e da parede da haste, uma laje pode ser instalada ou um espaço de rastreamento pode ser construído. Este sistema é usado nas áreas de linha de sapata baixa a moderada.

Cais de concreto de eixo perfurado e feixe de grau

Este sistema é usado em projetos comerciais e industriais, mas também pode ser rentável se o projeto residencial for suficientemente grande.

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

Quando projetos residenciais são construídos em solo de argila de alta plasticidade, esse sistema é o melhor. É necessária uma engenharia estrutural adicional para a análise e o projeto do solo.

Laje no grau com uma borda desencadeada

Áreas com pouca ou nenhuma linha de gelo são aceitáveis ​​para este tipo de fundação. A construção geralmente é uma porção monolítica.

Os cabos de pós-tensão são muito eficazes com este design.

Vale lembrar que são poucos os lugares no Brasil que necessitam desse tipo de construção, pois poucos há algum tipo de neve.

Fundações de madeira permanentes

Por incrível que pareça, existem sistemas de fundação de madeira permanente em muitas partes diferentes do país, embora seja mais usado nas áreas do Norte.

Os porões são moldados com madeira tratada com pressão e sentados no chão de concreto derramado.

Os espaços de rastreamento são construídos sobre uma base que é feita de madeira movida e uma parede de haste construída com madeira tratada com pressão.

Fundação do porão

As fundações do porão são estruturas de sub-grau oco que são projetadas para espaços de vida e/ou trabalho/armazenamento.

O design estrutural é regido pelos requisitos funcionais – em vez de considerações do método mais eficaz para resistir à pressão hidrostática e à pressão externa da terra.

Os porões são construídos com bloco de concreto ou paredes de concreto fundidas no local. A impermeabilização é uma obrigação para evitar problemas de infiltração de umidade a longo prazo se for utilizada uma base no porão.

Conclusão

E então? Deu para entender o conceito por trás do tipo de fundações sapata isolada? Então não deixe de usar esse conhecimento quando necessário em seus projetos. Assim, seus clientes terão ainda mais confiança em seu trabalho e pensarão em você quando precisarem novamente.

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), com ênfase em sistemas estruturais.

Desenvolvimento e compatibilização de projetos no âmbito da construção civil para as principais construtoras do Brasil.

Sócio Diretor da Noves Engenharia.

2018-08-27T22:11:38+00:00