Aplicação de Big Data na Engenharia Civil

A análise de big data está sendo adotada em ritmo acelerado por diversos setores da indústria, pois permite que as empresas gerenciem e analisem grandes quantidades de dados, possam entender melhor as tendências do setor, as necessidades do consumidor e o público inexplorado.

Um dos principais segmentos que estão colhendo os benefícios dessa tecnologia é a engenharia civil. As empresas de construção estão usando big data para realizar uma ampla gama de tarefas, desde gerenciamento de dados até análise de pré-construção.

Aplicação de Big Data na Engenharia Civil

Aplicação de Big Data na Engenharia Civil

Como o Big Data Pode Auxiliar na Engenharia Civil

Na manipulação de grandes quantidades de dados

Muitas empresas de engenharia precisam conciliar muitos projetos ao mesmo tempo e precisam coletar, produzir, organizar e analisar muitos dados por causa desses projetos. Além de criar relatórios de trabalho e relatórios de progresso, eles também precisam gerenciar informações técnicas sobre vários aspectos. Todos os dados não estruturados que são coletados e gerados podem sobrecarregar seus bancos de dados.

As soluções de big data possibilitam que as empresas de construção processem grandes quantidades de dados a velocidades sem precedentes, permitindo que economizem tempo, dinheiro e esforços substanciais e concentrem-se mais no trabalho a ser desenvolvido do que nos problemas de TI.

Prevenção de riscos

Para planejar e executar projetos de maneira eficaz, as empresas e pessoas envolvidas precisam ser capazes de prever riscos com precisão por meio do uso inteligente dos dados. Ao implementar a análise de big data, eles podem obter análises valiosas que os permitem melhorar a certeza dos custos, identificar e evitar possíveis problemas e encontrar oportunidades para melhorias de eficiência.

Resolução de problemas

A capacidade de resolver problemas rapidamente pode contribuir significativamente para a conclusão bem-sucedida de projetos na engenharia civil. Os problemas que geralmente ocorrem em grandes projetos de construção, podem causar transtornos, como o não cumprimento de prazos e o aumento dos custos, se não forem avaliados adequadamente.

Para corrigir esses problemas eficientemente, as empresas de construção precisam coletar os dados certos de maneira organizada e torna-los acessíveis às pessoas certas no momento certo. Isso pode ser alcançado através da implementação de soluções de big data.

Segurança de dados

As ferramentas que acompanham o Big Data permitem que sua empresa de construção mapeie cada parte dos dados coletados em cada local de trabalho e reunião do cliente. Isso permite que sua infraestrutura digital analise e rastreie quaisquer ameaças ou possíveis violações de segurança no sistema. Conhecimento como esse significam que seus dados não são apenas otimizados, mas também mais seguros.

O Big Data faz ainda a análise em tempo real permitindo que o sistema da sua empresa detecte qualquer informação desprotegida que seja considerada confidencial, como números de contas e registros financeiros do cliente, e armazene essas informações com segurança.

Prevenir falha de equipamentos

Os dados catalogados e devidamente analisados através de Big Data podem ajudar a prever quando determinado equipamento pode falhar, permitindo que você solicite peças de reposição e faça outras manutenções antes que surja um problema. Além disso, máquinas equipadas com sensores podem alertá-lo quando algo anormal ocorrer, sugerir etapas de manutenção e até mesmo notificá-lo quando o equipamento precisar ser substituído.

Otimização de projetos

O Big Data pode ser usado na construção civil  para otimização de projetos, em termos de previsão de cronograma, compra e uso de materiais, definição de tipos de obras e planejamento em geral.Os dados históricos da empresa, em conjunto com dados disponíveis no mercado sobre construções e um maquinário com sistemas inteligentes, permite que as previsões de projetos e uso de recursos sejam otimizados, entregando melhores projetos, com custos menores.

Aumento da sustentabilidade

O uso e desenvolvimento de soluções ecologicamente corretas na construção civil é um dos objetivos principais das maiores empresas do setor, porém essas práticas não são amplamente utilizadas devido a custos. Uma forma de criar projetos mais sustentáveis sem ter que aumentar seu orçamento é usar o Big Data para otimizar o uso de materiais, profissionais e maquinários. Soluções inteligentes analisam dados e identificam pontos de ineficiência que podem ser melhorados, evitando, por exemplo, desperdício de água e eletricidade.

Dessa forma, um projeto feito com ajuda da análise de dados pode reduzir os custos de uma obra.​Além disso, é possível adicionar a inclusão de sistemas inteligentes nos projetos finalizados, como eletricidade com base em energia solar e sistemas de irrigação com água de reuso. Essas funcionalidades tendem a aumentar o valor do projeto, compensando os custos.

Melhoria na eficiência do atendimento de clientes

Outro benefício do Big Data na construção civil é o desenvolvimento de um atendimento mais eficiente. Usando sistemas inteligentes de análise de dados como Big Data, é possível fazer inúmeras previsões e identificar a que melhor se adequa aos objetivos de cada projeto. É possível ainda analisar o tipo de perfil de cliente de uma região, os projetos já existentes na área e dados de vendas para definir quais tipos de finalizações e funcionalidades são necessárias em cada obra.

Os dados podem ser usados na gestão da empresa, otimizando ações de marketing e relacionamento. Pode-se, por exemplo, estudar melhor a cartela de clientes e identificar um perfil padrão, melhorando a busca por novos clientes e sua satisfação com os projetos.

Redução de custos

Com projetos otimizados, feitos com prazos menores e mais eficientes, sua empresa elimina desperdícios que geram prejuízos e reduzem sua lucratividade. O retorno sobre investimento aumenta quando sistemas inteligentes são adotados, o que é benéfico para qualquer empresa.

Em resumo, as empresas de construção podem usar o Big Data para rastrear equipamentos e ativos, reduzir o risco de construção, construir e projetar modelos, determinar o faseamento das atividades de construção e organizar os locais de construção de maneira mais eficiente. Também é possível usar o Big Data para melhorar o gerenciamento financeiro e de projetos, aprimorar a modelagem preditiva, atualizar o treinamento de segurança e gerenciar os contratados.

Não obstante, o setor continua a encontrar novas maneiras de usar Big Data todos os dias. Fica então evidente que o Big Data é uma ferramenta importante e que a tendência é que seja cada vez mais adotada por empresas que atuam no ramo de engenharia civil pois garante benefícios fundamentais para competir em um mercado cada vez mais concorrido.

2018-08-28T15:26:35-03:00