Big Data na engenharia

Imagine que você pode facilitar sua vida, economizar custos, ter maior rendimento dos processos e além de tudo gastar menos funcionários para tratar de inúmeras informações de sua empresa. Agora imagine que o Big Data na engenharia pode realizar tudo isso e um pouco mais para você sem limites de quantidade de dados. O Big Data é uma alternativa a ser adotada urgentemente.

Big Data na engenharia

Big Data na engenharia

O Que é Big Data

O Big Data é um conceito que tem revigorado pelo mundo e principalmente em organizações desde 2000, devida seus esplêndidos resultados. É uma ferramenta que processa um número gigantesco de informações de vários tipos a fim de ajudar na tomada de decisões difíceis e arriscadas que muitas vezes as empresas estão sujeitas. Através dele, pode-se chegar ao público alvo com maior facilidade, diminuir erros de processos, economizar gastos e otimizar tempo, que é uma variável muito valiosa hoje em dia.

Futuro da engenharia através da Big Data

O mercado da engenharia civil é um mercado que sofre constantes mudanças devido às exigências sempre alternadas dos clientes. Dentre todas as complicações que este setor está sujeito, está à desenvoltura do projeto de forma mais rápida e bem desenvolvida de forma a deixar o cliente sempre feliz, e obviamente, render bons custos com isso.

Neste contexto, o Big Data na engenharia pode ajudar na construção civil com sua capacidade de geração de dados numa melhor pesquisa de mercado, desenvoltura de projetos e principalmente no controle de todo o desempenho operacional.

Importância do Big Data na engenharia civil

No que diz respeito da importância do Big Data na construção civil, cita-se o grande volume de informações disponíveis e espalhados pela internet que o Big Data na engenharia consegue reunir e analisar. Através destas pesquisas, fica-se mais acessível à organização de dados, observação de padrões, uma maior facilidade em atingir o público algo tanto como analisar os perfis sociais e econômicos a que as pessoas e seus dados analisados estão sujeitos.

Quanto ao desenho do projeto, com a ajuda do Big Data na engenharia percorrendo toda a internet e construir cenários para monitoramento e análise, como também apontando situações que mecerem uma atenção de alerta, fica mais fácil acertar o gosto do cliente e economizar tempo com reparos através de testes realizados pela ferramenta Big Data na engenharia.

No que diz respeito ao desempenho operacional, a ferramenta Big Data na engenharia pode estar atuando no alerta de situações, técnicas e planejamentos que podem dar errado, podendo mudar e/ou sugerir o melhor cronograma a ser seguido durante as construções, assim como medir a durabilidade dos reparos.

Vantagens do uso do Big Data na engenharia

A possibilidade de conseguir desenvolver um projeto que se ajuste quase perfeitamente ao gosto do cliente, já deixa o engenheiro responsável um pouco aliviado. Esta colher de chá pode ser alcançada utilizando o Big Data na engenharia que observa os padrões de atividades que se mostram mais produtivas e viáveis durante as construções, facilitando e economizando muitos serviços.

Relação gastos e o Big Data na engenharia

Como apontado pela matéria da Forbes, o número de desperdícios atrelados à matéria-prima e com reparações estão cotados em 35% dos gastos da indústria, o que pode ser evitado ou reduzido com a utilização da ferramenta Big Data na engenharia para obter maior lucratividade e eficiência das atividades neste setor de construção.

Equipamentos de construção e o Big Data na engenharia

Uma questão que está diretamente relacionado a gastos e tempo envolvendo construções civis que pode ser analisada pelo o Big Data da engenharia, são os maquinários. Muitos equipamentos modernos utilizados nas construções detém em seu interior sensores, que por sua vez explicitam o modo de uso do aparelho, o que pode ajudar na previsão da demanda que conseguirá atingir e otimizar o tempo e aumentar os lucros.

Desenvolvimento de projetos utilizando Big Data (BIM)

O sistema Building Information Modeling (BIM) desenvolvido com base no Big Data foi responsável pela redução de custos em uma obra de maneira extraordinariamente chamativa. A obra originalmente estimada em U$ 60 milhões com todos os gastos inclusos passou a valer U$ 11 milhões depois de ser analisada e otimizada pela ferramenta adaptada, o que implicou uma grande economia não somente dos custos relacionados à construção, mas dos custos envolvendo o tempo de duração da obra, que, por conseguinte, poderá ser investido em outras obras.

Fato sobre o Big Data na engenharia

Cabe ressaltar que Big Data na engenharia trata dados disponíveis num histórico existente na rede para procura por melhores tendências, técnicas, materiais e procedimentos. A ferramenta pode auxiliar no desenvolvimento de todo o projeto e acarretar na redução significativa dos custos. Contudo, toda essa eficiência utilizando a ferramenta Big Data na engenharia só é alcançada se você conhecer bem o seu problema.

Saber onde está o ponto falho de seu projeto e necessitar de uma ferramenta mais capaz para ajudar o seu problema, ou seja, aplicar o Big Data na engenharia. Do contrário, a ferramenta lhe trará um retorno de um conjunto gigante de informações que você não saberá o que fazer e desperdiçará a aplicabilidade da poderosa ferramenta em questão.

Aplicações da Big Data na engenharia civil

Lembrando que o projeto civil é divido em várias etapas, e que para sua otimização é necessário atuar, pesquisar e analisar todas as partes do planejamento do projeto, o Big Data na engenharia civil pode atuar nas fases de projeto, fundação, estrutura, acabamento e entrega da obra.

Como o Big Data na engenharia pode ajudar no planejamento de um projeto

Toda obra que se inicia têm por obrigação ter dois documentos técnicos conhecidos como Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) que pode ser adquirida com a ajuda de um engenheiro e o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) que pode ser adquirido com a ajuda de um arquiteto.

Sabendo disto, o Big Data na engenharia pode atuar nesta fase demorada e complexa que é o planejamento através de uma busca precisa de inúmeras ART’s e RRT’s disponíveis nas redes, separá-las e classificá-las para outras futuras buscas, como também pode auxiliar e categorizar de acordo com as características específicas da obra, como tamanho, valor da obra, tempo de durabilidade da obra, modo de execução etc.

2018-08-28T15:26:36-03:00