Conheça mais sobre financiamento imobiliário: SFH

Entenda tudo sobre o financiamento imobiliário SFH e descubra se você se encaixa em seu conjunto de normas e regras, permitindo – ou não – que sua casa seja financiada com auxílio de seu uso!

Conheça mais sobre financiamento imobiliário: SFH

Conheça mais sobre financiamento imobiliário

A conquista da casa própria é um sonho vivido por praticamente todos os brasileiros. Para auxiliar no alcance desse sonho, foi criado o SFH, uma das formas de financiamento imobiliário disponíveis. Entenda mais.

Uma vez que os valores dos imóveis são, muitas vezes, inacessíveis para o estilo de vida dos brasileiros, a melhor opção para se recorrer na hora de adquirir seu próprio imóvel é o financiamento.

O chamado Sistema Financeiro de Habitação – SFH, disponibiliza esse alcance, sendo necessário entender o seu funcionamento.

História do financiamento imobiliário SFH

O financiamento imobiliário SFH surgiu no ano de 1964 e, desde então, tem auxiliado diversos tipos de perfis de profissionais do país na hora de financiar seus próprios espaços de morada.

Além dele, existe também o SFI – Sistema Financeiro Imobiliário – que é mais novo e que aborda os limites que ultrapassam a possibilidade do uso do SFH.

  • Saiba mais sobre o SFI no texto Conheça mais sobre o financiamento imobiliário SFI”.

O financiamento imobiliário SFH rege mais do que apenas a maior parte dos financiamentos feitos para a aquisição de imóveis próprios, mas também os fundos da conta poupança.

  • Conforme dito acima, sua função é facilitar a conquista do brasileiro em relação à seu próprio imóvel, e, por isso, ele permite o repasse do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS.

Leis que regem o financiamento imobiliário SFH

Para que seja permitido o uso do financiamento imobiliário SFH como forma de facilitar o caminho até a casa própria, alguns pontos devem ser levados em conta:

É necessário que o imóvel em questão não seja avaliado em mais do que novecentos e cinquenta mil reais nos estados de MG, RJ, SP e no Distrito Federal.

Nos demais estados do país, esse valor não pode ultrapassar os oitocentos mil reais.

  • Além disso, para usar o financiamento imobiliário SFH é necessário que ele represente, no máximo, 80% do valor final do imóvel.

Finalmente, o chamado Custo Máximo Efetivo – CEM – daquele que oferece o financiamento imobiliário SFH não deve ultrapassar o limite de 12% ao ano.

Para conseguir um financiamento que não se enquadre nas regras acima dispostas, é necessário utilizar o financiamento imobiliário SFI.

Como saber se devo apostar no financiamento imobiliário SFH ou buscar a opção de financiamento imobiliário SFI

É fato que o financiamento imobiliário SFH possui diversas restrições em relação ao financiamento imobiliário SFI, mesmo porque sua criação é bastante anterior à segunda opção.

O financiamento imobiliário SFH é regido por diversas regras e normas que impedem que muitos brasileiros cheguem mais perto de obter condições para obter sua própria casa.

Assim sendo, o financiamento imobiliário SFI possui uma liberdade maior na hora de contemplar aqueles que desejam um empréstimo, o que faz com que muitos desejem apostar nele.

Porém, essa escolha não é livre para aquele que deseja perseguir o sonho do imóvel próprio. Ela depende, de fato, do valor do imóvel.

Como fator positivo, pode-se citar que o financiamento imobiliário SFH possui uma grande vantagem em relação ao financiamento imobiliário SFI ao se falar nos valores das taxas, sendo elas menores do que na segunda opção.

Além disso, apenas o financiamento imobiliário SFH permite que o FGTS seja utilizado como parte do acordo, enquanto o financiamento imobiliário SFI não permite seu uso.

Finalmente, uma vez que deseja-se que o CEM esteja sobre controle, o financiamento imobiliário SFH será de excelente uso, sendo definitivamente melhor que a opção mais recentemente criada.

Favorecimento de classes com menor renda

Ainda que o intuito inicial da criação do financiamento imobiliário SFH e SFI tenha levado em conta o acesso de toda a população à casa própria – especialmente as classes menos abastadas – hoje é possível que pessoas com quaisquer rendas utilizem a opção do financiamento na aquisição de suas casas.

Porém, o financiamento imobiliário SFH ainda se foca nas classes com menor renda, uma vez que, especialmente no momento atual, casas com portes maiores não comportam o valor máximo utilizado para que seja oferecido um financiamento.

Para todas as classes financeiras, a regra é clara: uma vez obtido o imóvel, não é permitido que ele seja utilizado para fins comerciais, alugado, revendido ou utilizado por terceiros que não o financiado em sua ausência.

  • Caso um desses comportamentos seja observado pelo financiador, o contrato do financiamento imobiliário SFH pode ser revogado ou rescindido, bem como em casos de inadimplência.

Caderneta de poupança versus FGTS

Além do uso do FGTS na hora de pagar por um financiamento imobiliário SFH, a caderneta de poupança também é um possível método de quitação, sendo, aliás, a mais famosa dentre as duas.

Enquanto o FGTS é usado de forma direta, a caderneta de poupança conta com algumas regras, como: 70% de sua captação deve ser voltada para financiamentos de imóveis e, desses 70%, 80% é aplicado no financiamento imobiliário SFH.

Analise sua situação pessoal ou conte com um profissional de contabilidade ou economia para definir qual das duas formas de pagamentos mais se aplicam a seu caso!

Assim, você não corre o risco de fazer a escolha menos adequada para você, otimizando e facilitando o seu caminho até o lar que você poderá, finalmente, chamar de seu!

Conclusão

Saber tudo sobre o financiamento imobiliário SFH é a forma mais simples de permitir que brasileiros e brasileiras alcancem o famigerado sonho da casa próprias, garantindo segurança para si mesmos e para suas famílias.

A única forma de fazer isso é garantir que você se adeque às regras e normas utilizadas para selecionar aqueles que podem contar com esse sistema, e, caso não seja o seu caso, procurar mais informações sobre o financiamento imobiliário SFI.

Caso se enquadre no financiamento imobiliário SFH, conte com essa forma simples de construir um futuro ainda melhor para si mesmo e viva momentos inesquecíveis junto àqueles que ama em um espaço que será total e somente seu!

Não se esqueça de deixar suas dúvidas e comentários sobre o assunto abaixo!

2018-08-20T21:17:57-03:00