O futuro da Engenharia com o Big Data

Estamos em tempos onde a quantidade de dados gerados pela humanidade é de um tamanho gigantesco (cerca de 2,5 quintilhões de bytes, segundo a IBM). Estamos em tempos de Big Data, que são gigantes bancos de dados interligados e acessados remotamente. Todos esses dados são gerados tanto por pessoas, como por empresas e processos.

Nessa nova era, também temos o que chamamos de Big Data Analytics, que é o nome dado aos super softwares que tratam toda essa quantidade de dados (estruturados ou não) e os transformam em informações.

O futuro da Engenharia com o Big Data

O futuro da engenharia com o Big data

O que antes parecia impossível, hoje é possível de ser alcançado com o Big Data. Os super processadores de dados, que possuem uma velocidade gigantesca, são capazes de agregar dados dos mais diversos tipos e gerar algoritmos extremamente complexos, capazes de trazer informações cruciais para a tomada de decisões no mundo corporativo.

O campo na área de Big Data é cada vez mais promissor, visto que toda essa tecnologia tende a evoluir ainda mais e o mundo precisará de profissionais sempre antenados e capacitados para a inovação.

Big Data na Engenharia

No cenário em que o mundo se encontra, as ferramentas tradicionais já não são mais capazes de armazenar e processar toda essa quantidade de dados estruturados e não estruturados gerados, para a interpretação de resultados e tomada de decisões.

Nesse contexto, surge as soluções em Big Data, que processam e relacionam esse número gigante e com grande variedade de dados, em uma velocidade inacreditável. Com as soluções em Big Data, análises realizadas em tempo real podem ser extremamente úteis para aplicações de diversos segmentos, permitindo respostas rápidas e verídicas.

Na Engenharia, de forma geral, o Big Data pode ser extremamente útil para garantir a competitividade das indústrias, trazendo resultados de grande importância para seu desenvolvimento, como aumento de eficiência, redução de custos e desenvolvimento mais sustentável, que é imprescindível nos dias atuais.

Assim, sua utilização é crescente nesse segmento e, num futuro não tão distante, será essencial para que as empresas se mantenham no mercado de forma competitiva e produtiva.

A seguir listaremos alguns pontos em que soluções Big Data podem influenciar e muito no desempenho de uma empresa de engenharia e que futuramente se tornarão essenciais perante o mercado desse segmento.

Sistema de modelagem de Informações de Construção

Esse sistema tem como objetivo melhorar a eficiência de projetos de construções, aprimorando o sistema de gestão dos processos nas tomadas de decisão.

Nesse sistema cria-se toda a estrutura do projeto em 3D, com a possibilidade de projetar e calcular resultados a partir de alguma mudança, podendo obter-se em tempo real o custo e o designer do projeto final.

Além de informações diretamente relacionadas com o projeto e construção da obra, são coletados diversos dados e informações relevantes que permitem identificar economias ou gastos desnecessários, a forma com que o clima afeta na obra, entre muitos outros.

Esse tipo de sistema aliado a projetos de construção civil pode garantir economias gritantes, além de fornecer informações certeiras que podem mudar completamente o rumo a ser tomado, fazendo com que empresas possam estar sempre na frente, com isso, em um futuro próximo, ferramentas como essa já não serão diferencial, mas sim essenciais para o setor.

Desenvolvimento Sustentável do Setor

Com o grande avanço da Engenharia, os cuidados com o setor vêm aumentando no que diz respeito a sustentabilidade. Com o agravante da emissão de gases do efeito estufa, empresas do setor vêm buscando soluções que possam ser ecologicamente corretas, fazendo com que o meio ambiente possa ser atacado o mínimo possível.

Porém, dentro desse quadro, é de grande relevância os custos extremamente altos para que os resultados desejados sejam atingidos, visto que opções sustentáveis ainda custam bastante caro. Assim, faz-se necessário um planejamento que possa reduzir os gastos de um lado, para assim poder suprir os gastos nesse quesito.

Entramos então com o investimento em soluções Big Data, que podem fornecer informações em tempo real sobre desperdício de água, material e energia. Desperdícios que pontualmente parecem pequenos, formam um montante significante e os resultados obtidos por Big Data, que aumentam absurdamente a eficiência de um planejamento, podem mudar todo esse rumo na hora da tomada de decisões, fazendo com que o desenvolvimento sustentável passe a ser, além de crucial para o mundo, economicamente viável para as empresas.

Soluções assertivas e eficientes

A utilização de Big Data pode criar oportunidades a partir da união de dados e eventos atuais, possibilitando que ajustes sejam feitos em tempo real, conforme o que existir de mais recente no mercado. Isso garante maior eficiência no encaminhamento de um projeto, visto que existirá significativa diminuição de riscos, gastos, danos ambientais, etc.

Desafios cada vez maiores

Estudos indicam que o setor de engenharia crescerá de maneira gritante nos próximos 15 anos, assim, para que esse crescimento seja benéfico não só em termos econômicos, os desafios com sustentabilidade, eficiência de planejamento, minimização de desperdícios e competitividade de mercado, serão cada vez maiores.

Com isso em vista, percebemos a real necessidade que as empresas têm (e terão cada vez mais daqui pra frente) de investirem em tecnologias que acompanhem o grande crescimento do setor. Assim, o uso de Big Data será crucial para que o desenvolvimento seja garantido.

Soluções em Big Data auxiliam na prevenção de riscos, entendimento de possíveis impactos que podem ser causados à população, estimativa de custos, rotas alternativas para reduzir gastos, entre outros. Com todas essas informações é possível estar seguro na hora de tomar decisões, garantindo maior eficiência na produtividade.

Não será opção, será necessidade

Com o desenvolvimento da tecnologia no setor de Big Data, que é um dos setores de maior desenvolvimento para os próximos anos, não só o setor de engenharia, mas todos os setores industriais, se verão em um cenário em que soluções Big Data serão cruciais para o desenvolvimento de suas empresas.

Para que uma empresa possa crescer e se manter competitiva em um setor, será necessário produzir e apresentar resultados condizentes com o mercado e com os avanços alcançados. Assim, vendo que nos dias de hoje, empresas que utilizam Big Data saem na frente, futuramente esta será ferramenta FUNDAMENTAL para a garantia de resultados, seja para Engenharia, seja para qualquer outro setor do mundo corporativo.

2018-08-28T15:26:34-03:00