O que é light steel frame?

O aço está se tornando o metal mais utilizado em produtos de construção hoje. Embora tenha sido usado há muitos anos nas obras comerciais e industriais, ele também se tornou muito popular no mercado de construção residencial.

O que é light steel frame?

O que é light steel frame

Vantagens do light steel frame

Muitos construtores no Brasil estão escolhendo usar aço em seus projetos, aderindo ao light steel frame. Parte desse aumento é atribuído ao crescimento dos custos da madeira e do compromisso da indústria de conservar os recursos naturais.

Construções e light steel frame

Light Steel Frame é um método de construção moderno para a edificação rápida e fácil.

A estrutura pré-fabricada percorreu um longo caminho com o desenvolvimento de novas tecnologias, e hoje é muito solicitada devido ao baixo desperdício de materiais e custo-benefício da produção.

A construção no local é rápida e eficaz, contando ainda com a praticidade do aço, ela garante uma série de benefícios, incluindo um longo e efetivo período de uso.

Este é um sistema amplamente utilizado em todo o mundo por causa do seu excelente desempenho, atributos e vantagens sobre a maioria dos outros materiais de construção, como madeira e alvenaria.

Vantagens do light steel frame

É um material flexível, diverso e leve, ideal para edifícios de até seis andares de altura. O material de construção é projetado com muitos requisitos em mente, desde belos designs a funcionalidade da obra.

O que é super importante em um mundo acelerado, onde engenheiros, arquitetos e construtores exigem velocidade e buscam custo-benefício.

Podemos dizer que existem dois tipos de LSF:

  • O primeiro é o método Warm Frame. Este tipo possui isolamento na parte externa da estrutura de aço, e não dentro da armação ou entre os parafusos.
  • O segundo é Hybrid Construction. Neste caso, a construção possui isolamento dentro, fora e entre cada componente de aço.

Existem vantagens e desvantagens para ambos, por exemplo, o Warm Frame não tem o máximo do isolamento, o que significa o aumento de temperatura de uma forma mais rápida.

No entanto, o tipo híbrido tem um risco de condensação (embora isso seja facilmente corrigido) devido às camadas extras de isolamento.

Portanto, antes de escolher um ou outro, é preciso analisar as funcionalidades que a pessoa pretende ter na casa, prédio comercial ou industrial.

Por que utilizar light steel frame na construção?

Em busca de uma solução mais econômica, muitos construtores descobriram muitos outros benefícios para o uso de produtos de aço leve, dentre eles:

  • Eficiência energética.
  • Ambientalmente amigável.

Uma das vantagens mais óbvias ao uso dele, ao invés de madeira, na construção residencial é a durabilidade. A madeira é suscetível a muitas pragas ou até à interferência do tempo, enquanto o aço não.

O aço também fornece uma casa com força extra no caso de terremotos, incêndios e outros desastres naturais, por isso, em países onde esses fenômenos ocorrem com mais frequência, o light steel frame é muito usado.

O aço é um dos produtos mais recicláveis do mundo. Muitos revendedores até o usam como sucata, o que é bom, porque quando é reciclado economiza energia e recursos naturais, isso, por sua vez, diminui o custo de produção de novos produtos siderúrgicos.

Arquitetos, designers e construtores estão encontrando muitas vantagens ao usar aço em construção residencial. Uma das oportunidades mais benéficas é a capacidade de expandir cômodos, tornando-os maiores com vigas de aço.

Custos reduzidos nas construções com light steel frame

A construção com light steel frame oferece uma ampla gama de alternativas – em comparação com materiais de construção convencional ou outros moldes, em termos de qualidade, custo, durabilidade e velocidade.

Dentre elas:

  • Velocidade: a economia de tempo é estimada em mais de 30%, em comparação com a construção convencional.
  • Precisão: construções com aço, são determinadas por um alto grau de precisão das dimensões.
  • Leveza: uma parede em aço revestida com placa de fibrocimento / gesso oferece uma economia de massa de 90%, em comparação com uma parede de tijolos.
  • Locais inclinados: o método de construção é feito com fundações de colunas e pisos suspensos, reduzindo o custo de construir em áreas desiguais.
  • Desperdício mínimo.
  • Energia eficiente.
  • Flexibilidade: as adições horizontais e verticais podem ser efetuadas facilmente, em etapas.
  • Espaço extra (cerca de 4%): devido a uma espessura reduzida de paredes externas, em comparação com uma parede de tijolos dupla.
  • Orçamentos de custo precisos.

Sistemas de light steel frame

As casas feitas com esse material são pré-projetadas e, geralmente, chegam no local em kits completos, prontos para montagem. Todos os componentes de enquadramento já estão rotulados, perfurados, marcados e prontos para a instalação.

O que é benéfico, porque poupa bastante tempo e reduz o custo da mão-de-obra, caso os trabalhadores recebam por hora.

Existem construtoras que dispõem de um conjunto detalhado de planos de construção com instruções de montagem relacionadas para mostrar como cada parede e abertura devem ser construídas.

Assim todas as casas podem ser facilmente erguidas, com os componentes sendo aparafusados de forma rápida e fácil.

Além disso, casas feitas com aço leve podem ser construídas em várias opções de fundação, com uma variedade de complementos em materiais, incluindo tijolos convencionais e gesso para revestimento.

Quando concluída, uma casa light steel frame é muito diferente de uma feita no modo convencional, até porque as estruturas mais modernas e funcionais são feitas com estruturas metálicas, não com alvenaria.

Light steel frame é versátil

O LSF é usado em grande parte para propriedades comerciais, para fazer blocos de escritórios e salas de exposições, mas também em habitações estudantis ou hostels. No entanto, isso vem mudando ao longo dos anos.

Como permite a personalização externa e interna dos cômodos, de modo que o designer ou o arquiteto adaptam o espaço conforme a necessidade da pessoa, cada vez mais projetos residenciais com esse material tem surgido.

Para o morador, a construção leve e o espaço aberto dentro da casa oferecem uma vantagem, sem grandes paredes de concreto para barrar a ligação entre cômodos, o que não se costuma ver em casas de alvenaria.

Devido a todas essas características, o light steel frame está virando uma solução muito viável no Brasil e vários construtores têm aderido a ela.

2018-08-20T21:18:47-03:00