O que é um Projeto Estrutural em BIM

A tecnologia tem evoluído e permitido que novos sistemas surjam para facilitar e melhorar o trabalho de diversos profissionais. Um dos que tem chamado a atenção e tem sido cada vez mais utilizado por arquitetos e engenheiros é o BIM. Mas você sabe o que é um projeto estrutural em BIM?

Um projeto estrutural é apenas uma parte de um projeto como todo. Nele é preciso fazer diversos cálculos que muitas vezes são feitos através de programas específicos. Geralmente é preciso ter algumas cópias para repassar esses dados aos demais profissionais que atuam naquele projeto.

Com isso, as chances de algum desses dados ser perdido ou não ser atualizado a tempo é grande. A consequência disso é erro no seu planejamento que aumenta os custos da obra e também do seu tempo de duração.

Uma ótima solução para evitar que esses problemas aconteçam é utilizar o sistema BIM desde o início da modelagem do projeto. Na Europa esse sistema já é muito utilizado e por isso não é tão difícil entender como funciona nem as vantagens que ele possui.

Entretanto, ele ainda não é tão utilizado e conhecido no Brasil e por esse motivo muitas dúvidas surgem quanto a sua utilização. Que tal entendermos um pouco do que se trata um projeto estrutural realizado nesse sistema para poder utiliza-lo sem receio?

O que é um projeto estrutural e por que o BIM surgiu?

Quando um projeto da construção civil é elaborado ele é dividido em diversas fases como projeto de arquitetura, construção, projeto de estruturas entre outros. Em cada um deles participam profissionais competentes aquela atribuição como é o caso dos engenheiros, arquitetos, construtores, fabricantes entre outros.

É por essa razão que esse processo é fragmentado, pois cada profissional possui atribuições relativas a atividade que executa. Na metodologia de trabalho que há atualmente cada uma dessas especialidades realiza sua respectiva função de forma individual. Ou seja, não há uma conexão com as demais fases do projeto.

Mas por que isso acontece? A explicação para isso está no fato de não existir uma fonte permanente e completa de informação que seja referente ao projeto global. Por isso que há essa segmentação entre os diversos intervenientes.

Isso se trata de uma falta de capacidade de cooperação que acaba por comprometer a qualidade de qualquer projeto. A consequência disso é que ele se torna mais dispendioso e moroso. Como não os conflitos e as incongruências do projeto não são encontradas logo elas acabam se propagando até a obra.

Com isso, seu custo final, o tempo necessário para a construção e até a qualidade acabam sendo influenciados. Foi a partir dessa necessidade de fazer com que os métodos de trabalho tivessem uma melhora que surgiu o conceito BIM. Através desse sistema são proporcionados automatismos de integração do projeto.

Isso quer dizer que os intervenientes de um projeto através desse sistema possuem uma plataforma informática única. Ela tem a capacidade de englobar o ciclo de vida completo de uma infraestrutura abrangendo seus aspectos de concepção, manutenção e até gestão.

Além disso, outras entidades que futuramente venham a intervir possuem maior acessibilidade ao projeto. Com isso alguma eventual operação de reconstrução ou demolição, por exemplo, é facilitada.

Por que utilizar o BIM no projeto estrutural?

Devido aos problemas e dificuldades existentes quando é feita uma representação dos elementos simples utilizando formas, linhas e texto surgiu a necessidade de ter um novo sistema. O ideal era que o modelo passasse a representar uma associação dos elementos individuais utilizando-se uma modelação que fosse orientada por objetos.

Para que isso seja possível é preciso que os aos objetos sejam atribuídos significado determinando a forma como ele interage numa estrutura racional. Dessa forma esse objeto passa a ter características geométricas físicas entre outros pontos. Alguns desses parâmetros são as propriedades físicas e térmicas, tipo e custo do material entre outros.

Tudo isso pode ser atribuído ao fazer um projeto utilizando o sistema BIM. Mas, afinal, qual a importância e o que é um projeto estrutural em BIM?

Entendendo o que é um projeto estrutural em BIM.

Num projeto como um todo há o projeto de estruturas que é condicionado as opções das demais especialidades. Dessa forma, para que as vantagens que o BIM oferece sejam usufruídas é fundamental que se tenha um planejamento, definição e modelagem do projeto de estruturas nesse sistema.

As vantagens que ele oferece são inúmeras e muito significativas. Mas além disso, ele permite que a troca de informação ocorra entre os diferentes programas que o suportem e que sejam de interesse no projeto estrutural. Alguns ótimos exemplos são os programas que fazem o cálculo estrutural e o de desenho, mas existem outros.

Introduzir os dados em um programa que realiza o cálculo estrutural normalmente é morosa. Entretanto, com o BIM não é necessário fazer uma replicação do projeto de estruturas. A consequência disso é que a produtividade é maximizada. Com isso, qualquer alteração que for feita será reconhecida no modelo BIM.

Por exemplo, se alguma alteração for realizada em algum dos programas de cálculo, análise e dimensionamento ela será reconhecida por parte do modelo criado no sistema BIM. Dessa forma há uma redução da probabilidade de ocorrer algum erro já que não é mais necessário fazer uma atualização manual.

Afinal, todos os modelos se atualizam automaticamente durante os processos que dimensionam o projeto de estruturas. Essa automatização em tempo real é uma das razões para que esse sistema tenha se tornado tão essencial nas áreas de engenharia e arquitetura.

Por isso, entender o que é um projeto estrutural em BIM é tão importante. Pois essa parte do projeto é de fundamental importância e qualquer erro, por menor que seja, pode colocar todo um trabalho a perder. É por essa razão que é tão importante que ele seja implementado desde o início nesse sistema.

Resumindo.

Entender o que é um projeto estrutural em BIM e qual sua importância é de grande valia para o arquiteto e engenheiro. Esse sistema possui inúmeras vantagens que são essenciais para o sucesso do projeto. Como o projeto estrutural é uma parte do projeto como um todo é preciso que desde seu início ele seja realizado no BIM.

As informações aqui contidas foram úteis para você? Deixe sua opinião e comentário e não se esqueça de compartilhar nossa página nas redes sociais preferidas.

2018-08-28T15:26:41-03:00